O Inventor de Sonhos | Website Oficial

Não é um filme histórico... É a história de pessoas que vivenciaram esta época.



Computação Gráfica

O RIO DE JANEIRO DIGITAL

O RIO RECRIADO PELA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

A reconstituição da cidade do Rio de Janeiro do século XIX foi feita parcialmente em computação gráfica, a partir da cidade de Parati, o único lugar que possui um conjunto arquitetônico grande coerente para um filme dessa época. na verdade Parati é uma cidade do século XVII, bem conservada e com fios elétricos enterrados. o que facilita enormemente a filmagem. Foram montadas equipes distintas. A primeira se encarregou de uma minuciosa pesquisa sobre a real geografia do Rio de Janeiro dessa época, mergulhando na Biblioteca Nacional, nos mapas e pinturas da época. A segunda equipe recriou e 3D os casarões e bairros existentes, devidamente texturizadas e iluminadas por uma terceira equipe.
Para se ter a correta texturização e geografia, Parati foi fotografada pelo alto  assim como a baia do Rio, tanto na direção de Niteroi como para o centro da cidade. Essas imagens foram aproveitadas por uma quarta equipe, responsável pelos "mate paintings", a paisagem no último plano. Uma boa parte da população tambem foi criada artificialmente. Para uma perfeita continuidade com a sequencia do filme, um story board de acões das pessoas teve que ser rigorosamente determinad e corrigido a medida que as imagens foram sendo conformadas em conjunto.
Cada equipe trabalhou isoladamente... o resultado final de cada um foi entregue fisicamente ou por e mail à uma central que com computadores de maior capacidade, processaram as imagens para se tornarem uma só. Cada sequencia obedeceu exatamente a mesma metodologia.
O resultado pode ser seguido abaixo, passo a passo.

O PONTO DE PARTIDA - PARATI E A ORLA DO RIO DE JANEIRO

O ponto inicial foi fotografar a cidade de Parati, tanto pelo alto quanto seus prédios, telhados e texturas, para se criar referências para a construção posterior dos modelos em 3D. Da mesma forma era preciso se registar a orla do Rio de Janeiro, vista pelo ponto de vista de Niteroi e observada pelo centro da cidade. Essas fotos feitas em alta definição foram posteriormente retocadas, eliminando-se as construções modernas, e utilizadas para compor o último plano das sequencias... foram as bases para os "mate paintings".
Todas essas informações foram digitalizadas e serviram de registro opara os programas de computador utilizados, como uma plotagem do ambiente real. 
Os artistas geáficos retocaram essas fotos, incorporando todos os prédios de 1808, cuja referência se conseguiu nas pinturas da época e nos mapas catalogados na Biblioteca Nacional.

PESQUISA DE REFERÊNCIAS

A partir dos registros atuais, foi preciso descobrir as plantas da cidade em 1808, para se entender quais construções existiam, com que estilo e cores. A geografia foi bastante mudada. Como exemplo temos o Morro da Carioca que foi integralmente debastado no século XX. Da mesma forma seria interessante conhecer os programas de computação e modelos prontos que poderiam economizar o tempo de produção. 
Com as plantas e os modelos, passou-se a reconstruir em 3D cada prédio conhecido para se dar veracidade à cidade. As plantas da época tambem foram alvo de pesquisa pois seria necessário inserir nas paisagens as árvores que realmente existiram. As caravelas da época foram pesquisadas para a construção de modelos correlatos. 
Outro fator importante foi se estabelecer que tipo de imagem e definição seria necessário já que estávamos partindo de uma inspiração fotográfica baseada em pinturas... portanto uma visão não totalmente realista.

CONSTRUINDO O MODELO

Definidas as referências os volumes matematicamente foram sendo calculados. Primeiro apenas caixinhas demarcando volumes, ao mesmo tempo que o movimento de câmera era determinado. Os volumes em parte deveriam também reproduzir as construções do largo de Santa Rita em Parati, a partir das tomadas aérea, para que o corte das cenas produzidas digitalmente e as reais fossem convincentes.
Uma vez plotados todos os volumes, o barro, as  telhas envelhecidas, a madeira sob o tempo precisavam ser incorporados. De acordo com as tomadas em continuidade, a angulação da luz também. Se a computação a tudo permite, a realidade não... precisam ser as mesmas da tomada anterior. 
A partir dos elementos completos amarra-se todos a um story board rígido, definindo para cada individuo ou animal criado digitalmente uma ação,  como em um quadro de Bruegel. Não raras vezes os personagens se atropelam, e os cálculos tem que ser todos revistos.

MATE PAINTINGS

Mate paintings são criações a partir das fotografias atuais, de toda a paisagem que já não existe. 
Começa-se com estudos livres que vão definir estilo e o assunto. Mistura-se imagens reais com pintura hiper realista. 
Uma rápida checagem nas imagens abaixo, veremos como o centro da cidade atual foi eliminado e substituido pelos predios da época, como a Academia Militar e outros. Não são detalhes perceptíveis no filme, mas não importa... é preciso rigor assim mesmo na do passado. É um trabalho de extrema precisão pois tem que levar em conta que sendo o último plano, sensível à atmosfera e nuvens, é sempre menos nítido que os planos mais próximos... a graduação depende do talento do artista. 
A imagem tem que ser consideravelmente maior do que as de primeiro plano, para se poder ter liberdade no movimento de câmera. O encaixe da pintura com a imagem da frente (seja ela real ou virtual) é da maior importância.

INTEGRANDO AS PARTES

Finalmente é preciso se colocar todas as partes em conjunto... e cruzar os dedos. Após os testes de textura, movimento de câmera e ação de todos os elementos, editar a sequencia no resto do filme vai nos dizer se é preciso modificacões. 
Elementos de primeiríssimo plano como pássaros e gaivotas, fumaça, ajuda a dar realismo. No caso do INVENTOR DE SONHOS, por serem planos muito abertos, foi preciso se graduar a definição da imagem, com mais foco a frente, e bem menos para trás. Todos esses detalhes fazem com que as imagens tenham que ser recalculadas. 
O que facilita é que exatamente por serem construidas em camadas (layers), podemos altera-las separadamente, dando maior conforto e segurança à busca de uma imagem convincente.
Para se colocar todos os elementos em composição, é preciso de um sistema com muita capacidade de memória, caso contrário, o tempo para se executar o trabalho seria interminável.

RESULTADO FINAL

Foram vinte e sete  sequencias de quatorze  segundos cada, cujo objetivo era situar o espectador na geografia local. 
Como é extremamente dispendioso e desafiador se produzir um filme de época, ainda mais com o desembarque de uma corte européia, a única chance de se realizar os grandes planos abertos era a computação gráfica.
Para se viabilizar a produção, a cenografia foi construída em um largo e um beco em Parati, como em uma cidade cenográfica, e portanto um set sem muitas locacões e variantes. 
Era essencial estabelecer planos grandiosos que dessem uma proporção épica ao filme, situando-o realmente no Rio de Janeiro, com suas silhuetas e montanhas. 
O filme e as texturas utilizadas procuram remeter o espectador para dentro do século XIX, onde a computação é uma mera ferramenta que não deve nem mesmo ser notada.